Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião trata da implantação da Justiça Terapêutica em MS

    Foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), na sala de reuniões da Presidência do TJMS, uma reunião para discutir a implantação do projeto Justiça Terapêutica e do Centro de Reabilitação Cognitiva e Social em MS.

    Participaram da reunião o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, a coordenadora da Infância e Juventude, Desª Maria Isabel de Matos Rocha, o juiz federal Odilon de Oliveira, representantes da UFMS (Carlos Martins de Almeida Prado e Luciani Coimbra de Carvalho), o médico psiquiatra Regis Leme Rodrigues, a psicóloga Jane Oliveira e o Capelão Prof. Edilson dos Reis do HU/UFMS.

    No encontro foram esclarecidos o projeto Justiça Terapêutica e o Centro de Reabilitação Cognitiva e Social em MS, e tratados outros pontos referentes aos projetos, tais como: público-alvo, criação e aprovação da Lei na Assembleia Legislativa, fundos para manutenção, dentre outros temas relevantes.

    Saiba mais - A Justiça Terapêutica é um programa que possibilita o tratamento de infratores de menor potencial ofensivo, na condição de usuários e dependentes de drogas. O objetivo é modificar seu comportamento delituoso para um comportamento socialmente adequado, com menor dano possível à sua integridade emocional e comportamental, mediante procedimento previsto no Art. 89 da Lei 9099/95.

    Esta modalidade representa o trabalho dos operadores do Direito e dos profissionais de saúde que, de forma integrada, trabalham para oferecer uma perspectiva de vida e de cidadania justa a infratores que estejam envolvidos com drogas.

    Pelo projeto existe a previsão da construção do Centro de Reabilitação Cognitiva e Social. Durante o tratamento, a proposta é que seja feita a reabilitação da capacidade cognitiva do paciente, que depois passaria por um processo de reinserção social. Esta internação seria feita em um período preestabelecido, seguindo um plano de terapia para cada grau de dependência e droga a qual o sujeito é dependente.

    Os casos serão encaminhados pelas Varas Criminais e Juizados Especiais Criminais no caso em que houver a suspensão do processo, após o oferecimento de denúncia; e a aplicação da medida alternativa, ou definitiva, de tratamento da dependência química. Pelo projeto, a internação será feita após determinação judicial, amparada por um laudo de equipe de saúde composta por psicólogo e psiquiatra. No caso, é feita uma comutação, uma troca da pena, sendo a pessoa em reabilitação, após o tratamento em regime interno, obrigada a comparecer e fazer teste toxicológico periodicamente.

    Se a pessoa já está detida ou respondendo processo penal, entra o papel da Justiça Terapêutica, que oferece ao infrator a possibilidade de ser internado em clínica para tratamento ao invés de ir para a cadeia.

    • Publicações14505
    • Seguidores734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-trata-da-implantacao-da-justica-terapeutica-em-ms/112083588

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)