Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenadoria gerencia processos findos de comarcas do interior

    Devido às precárias condições dos arquivos das comarcas do interior, onde muitas vezes os autos são armazenados em locais com estruturas deficitárias e inadequadas, e visando melhorar o gerenciamento de processos arquivados em primeira instância, por meio da Lei nº 4.329/2013, foi criada a Coordenadoria do Arquivo Judicial Centralizado

    Para a criação da Coordenadoria, que fica vinculada à Secretaria Judiciária e tem a finalidade de recepcionar os processos findos oriundos das comarcas do interior, foi feito um estudo acerca da situação de processos arquivados. Da apuração, foi verificada a existência de mais de 150 mil caixas com autos em 1ª e 2ª entrância e Dourados.

    Os processos judiciais da justiça comum, arquivados definitivamente há mais de cinco anos, podem ser remetidos à Coordenadoria, de acordo com cronograma fornecido pela Secretaria de Bens e Serviços. Os autos encaminhados são cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Arquivo, acondicionados em caixas e armazenados em local apropriado.

    Em caso de pedido de desarquivamento, os processos são digitalizados e convertidos em formato eletrônico no SAJ, ficando disponíveis para consultas. Apenas os processos de difícil digitalização são remetidos via malote.

    A criação da Coordenadoria do Arquivo Judicial Centralizado possibilita um tratamento uniforme aos processos arquivados de todo o Estado, facilitando o manuseio e, se for o caso, possibilitando, futuramente, uma política igualitária de descarte. Sua implementação permitiu, ainda, um maior aproveitamento de espaço físico nos prédios dos Fóruns estaduais.

    Em 2013, a Coordenadoria do Arquivo Judicial Centralizado, que entrou em funcionamento efetivo em setembro, cadastrou 17.191 processos, totalizando 1.013 caixas.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações339
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenadoria-gerencia-processos-findos-de-comarcas-do-interior/112328489

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)