Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça nega HC para acusado de agredir esposa e enteada

    Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal negou provimento ao recurso de Habeas Corpus, com pedido de liminar, impetrado em favor de J.C. da C., apontando como autoridade coatora o juiz de Direito da 1ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Campo Grande.

    Extrai-se dos autos que desde 15 de dezembro de 2013 o paciente está preso pela suposta prática de lesão corporal e ameaça, cometidas em situação de violência doméstica e familiar contra as vítimas N.A. e M.C., sua esposa e enteada, respectivamente.

    O acusado teria agredido fisicamente a sua companheira, desferindo-lhe chutes e apertando seu pescoço, ameaçando causar-lhe mal injusto e grave, e quando sua enteada interveio em defesa da mãe, foi ameaçada pelo paciente, que disse que iria lhe bater e ainda a ofendeu verbalmente, proferindo diversos xingamentos.

    Assim, foi imputada ao réu a prática de crimes enquadrados como de violência doméstica, em conformidade com a Lei 11.340/2010 e dos delitos revistos nos artigos previstos nos artigos 129, § 9º e 147, ambos do Código Penal. O magistrado singular decretou a prisão preventiva para garantir a ordem pública e para assegurar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. A defesa alega que a manutenção da prisão cautelar do paciente não pode persistir, pois não foram obedecidos os requisitos legais para justificar a segregação.

    Ao proferir seu voto, a relatora do processo, Desa. Maria Isabel de Matos Rocha, ressaltou: “destarte, a fim de manter-se a ordem pública, evitando-se que o réu venha a cometer agressão ainda mais grave contra a vítima, risco este que foi demonstrado de maneira concreta, uma vez que os elementos dos autos evidenciam ser ele pessoa violenta e dada ao consumo de bebidas alcoólicas, além de contar com diversas autuações criminais, notadamente em crimes envolvendo violência doméstica”.

    A relatora explica ainda que as condições pessoais favoráveis, mesmo quando comprovadas, não garantem o direito em responder ao processo em liberdade.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-nega-hc-para-acusado-de-agredir-esposa-e-enteada/113644031

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)