Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apelação de condenado por furto qualificado é negada

    Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal negaram provimento a uma apelação criminal ajuizada por J.R.S. contra sentença que o condenou a um ano e seis meses de reclusão e 80 dias-multa por infração ao art. 155, § 1º (furto qualificado), do Código Penal.

    J.R.S. pede a reforma da sentença, requerendo absolvição, com fundamento no art. 386, III, do Código de Processo Penal, e sustenta a aplicação do princípio da insignificância. A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo improvimento do recurso defensivo.

    Narra a denúncia que na madrugada do dia 22 de maio de 2011, por volta de 1h30, previamente ajustado com a adolescente E.S.A., o apelante subtraiu um celular e dois pendrives de um veículo Uno, cor preta, estacionando na rua Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao Clube Social de Miranda.

    Com o denunciado, a polícia encontrou mais dois celulares furtados na cidade de Anastácio.

    Para o relator do processo, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, não cabe o princípio da insignificância no caso. “O entendimento que vem sendo aplicado pelo STF não foi estruturado para resguardar e legitimar constantes condutas desvirtuadas, mas impedir que desvios de condutas ínfimos, isolados, sejam sancionados pelo Direito Penal, fazendo-se justiça no caso concreto. Pelo que se denota dos autos, o comportamento de J.R.S. tem sido contrário à lei penal e não há como ser entendido como insignificância, devendo ser submetido às regras do Direito Penal”, escreveu em seu voto.

    Com vistas ao caso concreto, o relator concluiu: “Não foi mínima a ofensividade da conduta do agente, sendo reprovável seu comportamento. Logo, deve ser mantida a condenação do apelante pelo crime de furto qualificado. Diante do exposto, nego provimento ao recurso defensivo interposto”.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apelacao-de-condenado-por-furto-qualificado-e-negada/122598905

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)