Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abertas inscrições para jurado voluntário em Campo Grande

    Os interessados em atuar como jurado voluntário nas sessões de julgamento da 1ª e da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande em 2015 podem se inscrever a partir de setembro.

    Para participar, basta procurar os cartórios das Varas do Tribunal do Júri no Fórum da Capital, portando carteira de identidade e CPF. É importante observar que a inscrição poderá ser feita em somente uma das varas.

    No dia 10 de outubro será publicado no Diário da Justiça o primeiro edital, com o nome de todos os inscritos. Um segundo edital será divulgado no dia 10 de novembro e dele constará a relação das pessoas que foram habilitadas para ser jurados, após pesquisa realizada com os nomes dos inscritos e se estão aptos para a função. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e não podem ter ligações familiares com presos - principalmente por homicídios - nem antecedentes criminais, além de possuir noções básicas de informática, já que os jurados usam notebooks durante dos julgamentos. E mais: estas informações devem ser prestadas na ficha de inscrição.

    Ressalte-se que, segundo a Lei nº 11.689/08, o jurado que tiver integrado o Conselho de Sentença nos 12 meses que antecederem a publicação na lista de jurados fica automaticamente excluído da próxima seleção.

    Ser um jurado voluntário tem muitas vantagens, pois além de representar o desempenho da cidadania, o exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

    Em Campo Grande, o programa Jurado Voluntário foi instituído em 2006 para possibilitar um incremento qualitativo na aplicação da justiça com o recrutamento voluntário, uma vez que busca participação de pessoas de forma espontânea e que demonstrem real preocupação com a correta distribuição da justiça.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abertas-inscricoes-para-jurado-voluntario-em-campo-grande/125813818

    Informações relacionadas

    Andrezza Cesati Vitoraci, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Fui convocado para ser jurado. E agora?

    Inscrições abertas para jurado voluntário em MS

    Notíciashá 20 anos

    TJ/MS procura cidadãos voluntários para o Tribunal do Júri

    JurisWay
    Notíciashá 16 anos

    TJ-MS - Abertas inscrições para Jurado Voluntário de Campo Grande

    Maíra Ganem, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Quem pode ser jurado no Tribunal do Júri?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)