Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Certidão gratuita a hipossuficiente e croqui para usucapião

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (7), por unanimidade, a 5ª Câmara Cível do TJMS negou provimento ao Agravo Regimental nº 1408306-75.2014.8.12.0000/50000, interposto por M.S.S. e outros, em ação de usucapião que tramita na 5ª Vara Cível da Capital.

Embora a Câmara tenha negado provimento ao recurso, a matéria tornou-se relevante para a agravante, a partir do momento em que seus componentes, desembargadores Vladimir Abreu da Silva (relator), Luiz Tadeu Barbosa Silva e Sideni Soncini Pimentel, manifestaram o entendimento de que para o ajuizamento da ação de usucapião não há a necessidade da juntada de um croqui ou memorial descritivo subscrito por engenheiro, principalmente no caso dos autos, em que os autores da ação de usucapião são beneficiários da assistência judiciária gratuita. Como não podem pagar um engenheiro, basta que a ação de usucapião seja instruída com um croqui feito pelos próprios autores, indicando a localização exata do imóvel, área, metragem e confinantes, à exemplo dos mapas existentes em cadastros de prefeituras. Portanto, não há necessidade de perícia, que só deve ser feita no caso de possível impugnação, na fase probatória; neste último caso é possível a nomeação de perito.

O segundo entendimento é que as certidões de matrículas imobiliárias devam ser expedidas sem ônus ao beneficiário da justiça gratuita. Só que esse pedido deve ser formulado diretamente ao cartório de registro de imóveis, pelo interessado, obviamente que munido do comprovante de ser beneficiário da justiça gratuita. É um direito do hipossuficiente obter essas certidões gratuitamente, sem necessidade de requisição judicial.

Processo nº 1408306-75.2014.8.12.0000/50000

  • Publicações14505
  • Seguidores733
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidao-gratuita-a-hipossuficiente-e-croqui-para-usucapiao/131587186

Informações relacionadas

Animare Watzko, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Reclamatória Trabalhista c/c Danos Morais

LAFAYETTE ADVOCACIA, Advogado
Modeloshá 2 anos

Usucapião Familiar Extraordinário

Petição Inicial - TJSP - Ação Embargos de Arrematação C.C. Nulidade do Leilão e da Arrematação - Embargos à Execução

Carla Priscilla de Pontes, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista

Fernando Camilo Ramalho, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Usucapião Extraordinário

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou Defensor Público estadual e atuo em algumas ações de usucapião. Essa decisão aí é justa e adequada a realidade do cidadão pobre. continuar lendo