Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Câmara Cível mantém indenização por difamação em culto religioso

    Os desembargadores da 1ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento aos recursos interpostos por E.B.V. e a Igreja Universal do Reino de Deus contra a sentença que julgou procedente o pedido de indenização por danos morais, promovida por M.N. da S. por difamação durante culto religioso.

    Consta dos autos que E.B.V., dentro da Igreja também apelante, caluniou e difamou M.N. da S. atribuindo-lhe falsamente fato definido como crime ofensivo à sua reputação, ao convidar uma membro da igreja para subir ao altar, afirmando que esta havia mantido um relacionamento amoroso com o apelado, o qual havia tentado abusar e assediá-la sexualmente, frisando que este não era digno de representar a igreja, incitando todos os presentes a propagarem o fato com a finalidade de denegrir a imagem de M.N. da S.

    A ação foi julgada procedente em primeiro grau, condenando os apelantes a pagar ao autor a quantia de R$ 60.000,00 como indenização por danos morais em decorrência do ato ilícito praticado.

    E.B.V. pede a redução do valor fixado, argumentando que este afronta os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Já a Igreja afirma, preliminarmente, a existência de cerceamento de defesa. No mérito, pretende também a redução do montante arbitrado a título de danos morais, bem como a manifestação expressa do art. 5.º, LV, da CF.

    Quanto à preliminar de nulidade da sentença por cerceamento de defesa, o relator do processo, Des. Marcelo Câmara Rasslan, entende que esta não merece ser acolhida, pois o juiz é o destinatário das provas e cabe a ele indeferir aquelas que considera inúteis ou meramente protelatórias. Se as provas constantes são suficientes para formar o livre convencimento do julgador, torna-se desnecessária a produção de outras provas.

    Em seu voto, Rasslan argumenta que a observância dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, no art. 5.º, LV, da Constituição, significa dar oportunidade a todas as possibilidades de produção de provas úteis e ao julgamento seguro da lide. Assim, relator entende que o juiz não prejudicou a parte apelante ao julgar antecipadamente a lide, pois existiam elementos suficientes para o seguro julgamento da demanda e, portanto, rejeita a preliminar.

    Com relação ao valor indenizatório, o desembargador explica que não existem critérios fixos para a quantificação do dano moral e que deve o órgão julgador atentar às características de cada caso, de modo que a reparação seja estabelecida em um montante que desestimule o ofensor a repetir a falta, sem constituir em enriquecimento sem causa à vítima.

    “Neste sentido, verifico que o valor estabelecido em R$ 60.000,00 mostra-se razoável diante das circunstâncias do caso, com respaldo nos critérios adotados pela doutrina, como a situação econômica das partes e a relevância da lesão que o ato causou. Desse modo, mantenho o valor fixado na sentença e nego provimento aos recursos interpostos”, escreveu em seu voto.

    Processo nº 0006695-53.2007.8.12.0021

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações482
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-camara-civel-mantem-indenizacao-por-difamacao-em-culto-religioso/146141770

    Informações relacionadas

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 6 anos

    Justiça concede indenização à vítima de fofoca em igreja

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal: APR XXXXX61023023001 MG

    Ana Beatriz Dias Morais, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Fui vítima de um crime contra a honra! E agora, como posso responsabilizar meu ofensor?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)