Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida prisão preventiva por tentativa de homicídio qualificado

    Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, denegaram a ordem em habeas corpus, com pedido de liminar, impetrado por P.C.D., preso pela suposta prática de homicídio tentado.

    A defesa aponta que, 14 dias após a prisão em flagrante, esta foi convertida em prisão preventiva, fundamentada a decisão na gravidade do crime, na periculosidade do paciente e no fato deste ter passagem pela polícia. Afirma que não estão presentes os requisitos estabelecidos pelo Código de Processo Penal para prisão preventiva a amparar a segregação cautelar.

    Alega ainda que o réu não possui qualquer condenação e que meras incidências criminais não servem de fundamento para justificar o decreto prisional. P.C.D. tem endereço fixo, é dependente químico e necessita constantemente de tratamento para desintoxicação, já tendo passado por várias clínicas de reabilitação. Para a defesa, a prisão antecipada caracteriza constrangimento ilegal, pois podem ser aplicadas medidas cautelares diversas da prisão.

    O relator do processo, Des. Manoel Mendes Carli, explica que, ao contrário do que foi apontado, a decisão está construída de plena motivação, tendo respaldo jurídico. Em seu voto, ele destacou trechos da decisão em primeiro grau, o que anula a alegação de falta de fundamentação da prisão.

    Para o relator, o fato de o paciente possuir condições pessoais favoráveis, que sequer restaram demonstradas, não pode garantir o direito à liberdade quando as circunstâncias do caso recomendam a prisão cautelar.

    “Desta forma, a prisão preventiva é admissível e necessária, sendo que não se vislumbra o cabimento das medidas cautelares introduzidas pela Lei nº 12.403/2011, porquanto seriam ineficazes e inadequadas para a garantia da instrução criminal. Diante do exposto, denego a ordem”.

    Processo nº 1414745-05.2014.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações411
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-prisao-preventiva-por-tentativa-de-homicidio-qualificado/159117776

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)