Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSS terá que conceder aposentadoria por invalidez

    Os desembargadores da 4ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento a reexame necessário de sentença que julgou procedente ação de aposentadoria por invalidez acidentária, proposta por V.F.L. em face do INSS, para o fim de conceder a aposentadoria por invalidez acidentária, a partir do dia imediato ao da cessação do auxílio-doença (11/03/2011).

    V.F.L. ingressou com ação de restabelecimento do benefício de auxílio-doença, combinada com pedido de aposentadoria por invalidez, apontando que sofreu acidente de trabalho no dia 9 de janeiro de 2011 como mecânico de manutenção de máquinas de uma empresa. Informou que o acidente acarretou fratura do calcanhar direito e recebeu auxílio-doença por acidente de trabalho de 25 de janeiro a 10 de março de 2011.

    Em primeiro grau, o juízo deferiu o pedido de antecipação da tutela jurisdicional, determinando que o INSS pague o benefício pleiteado, no prazo de 30 dias, sob pena de incorrer em multa de R$ 500,00 por dia de atraso, bem como determinou a realização de prova pericial. De acordo com o processo, percebe-se que o médico aponta no laudo a existência do nexo de causalidade entre a doença e a atividade por ele desempenhada.

    O Des. Dorival Renato Pavan, relator do processo, entende que a incapacidade laboral do periciado foi atestada pelo perito como definitiva e insuscetível de reabilitação profissional para exercer outra atividade, circunstâncias que corroboram com o art. 42 da Lei nº 8.213/91, ao estabelecer o direito de aposentadoria por invalidez quando for considerado incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que garanta a subsistência.

    "Logo, deve ser mantida a sentença no tocante ao benefício concedido (aposentadoria por invalidez). Ante o exposto, ratifico os termos da sentença submetida ao reexame necessário, porém, apresento os esclarecimentos feitos às custas processuais e a ressalva para que seja observada a Súmula 178 do STJ”.

    Processo nº 0801384-84.2012.8.12.0017

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-tera-que-conceder-aposentadoria-por-invalidez/159117871

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)