Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ nega recurso a condenado por agressão e desobediência

    Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento a recurso interposto por M. de S. da L. contra sentença que o condenou pela prática dos delitos previstos nos artigos 129, § 9º (lesão corporal, com quem convivia) e 330 (desobediência), ambos do Código Penal, a três meses e 23 dias de detenção e 11 dias-multa, em regime aberto, na forma do art. 69, do Código Penal.

    De acordo com a denúncia, em janeiro de 2013 o réu ofendeu a integridade física da ex-convivente V. do N.C. Consta ainda que o apelante, após provocar as lesões corporais, desferiu socos em sua cabeça e fugiu do local. Ao ser abordado por policiais militares, não atendeu a ordem de parada.

    A defesa pediu a absolvição do delito de lesão corporal por insuficiência de provas e absolvição do delito de desobediência, alegando ausência de dolo específico. Alternativamente, requereu a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

    Em parecer, a Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo desprovimento do recurso.

    O relator do processo, Des. Dorival Moreira dos Santos, entendeu que o recurso deve ser negado e explicou que a autoria do crime de lesão corporal ficou estampada nos autos por meio do auto de prisão em flagrante, dos termos de representação, do atestado médico, dos boletins de ocorrência e provas testemunhais.

    Segundo os autos, a vítima afirma que convivia com M. de S. da L. há nove meses e estava grávida de cinco meses, fruto dessa união. No dia dos fatos, o réu foi à casa da dela já bastante alterado, aparentemente drogado e bêbado, e a agrediu com tapas no rosto e socos na cabeça. Na fase policial o réu confessou que agrediu sua ex-convivente.

    Para o relator, as provas dos autos são suficientes e idôneas para atestar a materialidade e a autoria delitiva. “Assim, não há falar em absolvição pela aplicação do princípio in dubio pro reo, haja vista ser o conjunto probatório subsistente para alicerçar o édito condenatório”, escreveu no voto.

    Quanto ao pedido de absolvição do delito de desobediência, o desembargador ressalta que o próprio apelante confessou que não obedeceu a ordem dos policiais de parar e entregar a faca que levava consigo.

    No que se refere à alegada embriaguez, no entender do relator a ausência de dolo quando voluntária ou culposa não exclui a imputabilidade. “Não há falar em absolvição, pois a autoria e a materialidade dos delitos estão devidamente comprovas nos autos”.

    Por fim, apontou que é inadmissível a referida substituição de penas nos delitos em que houver lesão corporal e grave ameaça à pessoa, pois há a vedação no art. 44, I, do Código Penal.

    Processo nº 0000687-68.2013.8.12.0015

    • Publicações14505
    • Seguidores734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-nega-recurso-a-condenado-por-agressao-e-desobediencia/220688153

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)