Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Câmara Criminal nega recurso de condenado por agressão à filha

    Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento ao recurso interposto por G.V. contra a sentença que julgou procedente a denúncia, condenando-o à pena de três meses de detenção, em regime aberto, pela prática do crime de lesão corporal (art. 129, § 9º, do Código Penal).

    Consta nos autos que no dia 21 de março de 2012, no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande, G.V. agrediu fisicamente a vítima J. dos S.V., sua filha, desferindo-lhe chutes, causando na vítima lesão corporal leve.

    Em sua razões recursais, o apelante argumenta que deveria ser reconhecido o privilégio, nos termos do art. 129, § 4º, do CP, pois teria agido sob forte emoção, em razão de injusta provocação da vítima que teria dito que ele era "corno há muito tempo". Alega que deve ser aplicado o privilégio, reduzindo a pena de um sexto a um terço.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opina pelo conhecimento e improvimento do recurso.

    A relatora do processo, Desa. Maria Isabel de Matos Rocha, explica que o art. 129, § 4º, do Código Penal, traz a hipótese privilegiada do crime de lesão corporal dolosa, disciplinado que “se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço”.

    E ainda ressalta que neste caso não estão presentes nenhuma das circunstâncias que autorizam a incidência da causa de redução de pena, eis que a agressão física praticada decorreu de uma discussão do apelante com a vítima, o que, por certo, não constitui motivo para reação violenta.

    Após análise dos depoimentos, a relatora concluiu: “Assim, a partir dos elementos fáticos, conclui-se que a vítima não perpetrou injusta agressão que pudesse justificar a atuação do apelante "sob domínio de violenta emoção" ou "por relevante motivo social ou moral", o que desautoriza a incidência da causa de diminuição de pena do art. 129, § 4º do CP”.

    Processo nº 0060615-26.2012.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-camara-criminal-nega-recurso-de-condenado-por-agressao-a-filha/262420019

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)