Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Câmara Criminal aplica princípio da insignificância em apelação criminal

    Na sessão desta segunda-feira (6) da 1ª Câmara Criminal, os desembargadores julgaram procedente a Apelação Criminal nº em que R.S.A. requereu a reforma da sentença que o condenou à pena de oito meses de reclusão e sete dias-multa, pela prática do crime de tentativa de furto.

    De acordo com os autos, no dia 3 de dezembro de 2009 o denunciado tentou subtrair de uma pizzaria quatro peças de queijo, pesando cada uma 4 quilos; uma peça de apresuntado, pesando 4 quilos; e uma garrafa de whisky Jonnhie Walker - tudo avaliado em R$ 220,00. R.S.A. não conseguiu levar os produtos, pois foi surpreendido por um funcionário da empresa que fazia a segurança da pizzaria.

    O recorrente requereu a aplicação do princípio da insignificância, já que o valor total dos produtos era inferior ao valor do salário mínimo vigente à época, além do proprietário do estabelecimento não ter tido nenhum prejuízo, pois o ato não foi concluído.

    O desembargador relator, João Carlos Brandes Garcia, em seu voto, citando precedentes do Superior Tribunal de Justiça, decidiu pela absolvição do réu afirmando que o valor dos objetos “não atingiu negativamente o patrimônio da vítima, ao ponto de impedir o reconhecimento do princípio da insignificância, mormente porque o objeto furtado nem saiu de sua propriedade, não tendo o proprietário do referido estabelecimento comercial nenhum prejuízo”.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-camara-criminal-aplica-principio-da-insignificancia-em-apelacao-criminal/3013233

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Princípio da insignificância: atipicidade material não se confunde com exclusão da punibilidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)