Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cachorrinha abandonada é resgatada e desperta preocupação no TJMS

    Como quem não quer nada, sem saber o que estava acontecendo, no último dia 28, uma cachorrinha de porte médio, com coleira do tipo peitoral, apareceu entre os servidores que estavam de saída para a blitz da campanha “Trânsito Legal” do TJMS. A presença dela chamou a atenção de algumas pessoas, que se interessaram em saber de onde ela poderia ter fugido.

    Mas foi com as servidoras da Secretaria de Bens e Serviços que a história da cadelinha começou a mudar. A servidora Cinthia Borges logo constatou que a cachorrinha é parte de uma triste realidade: o abandono de animais. Perdida, doente e precisando de ajuda, a cachorrinha ganhou nome: Jotinha. Ela estava debilitada e precisava de cuidados médicos. Cinthia conhece os problemas, pois possui a ONG Anjos de Quatro Patas, que cuida de animais abandonados.

    A primeira ação foi conseguir um abrigo para Jotinha. A cadelinha foi acolhida pela ONG e levada para tratamento veterinário, já que apresentava graves problemas de pelé e anemia, resultado de seu provável abandono. Na ONG, procuram um lar para o animalzinho e a servidora Ana Paula, do Fórum de Campo Grande, recebeu Jotinha como um lar temporário e por lá ele ficará até encontrar um novo final feliz para sua história.

    Diante do fato, Cinthia despertou para conclamar toda a família do Poder Judiciário para esta responsabilidade, que faz parte da nossa cultura. Quem tenciona ter um animal de estimação, deve saber que esses bichinhos tão queridos e fofinhos precisam de muito cuidado e carinho. Ter um animal de estimação é muito mais do que prover água, comida e uma casinha: é desenvolver uma relação de amor e companheirismo. Os cães e os gatos trazem felicidade e carinho para quem cuida deles, pedindo muito pouco em troca: apenas atenção.

    A história repercutiu e fatos conspiraram para motivar esse apelo na Intranet do Judiciário. Logo surgiu outro caso interessante de carinho com bichinhos de estimação que foi contado pela servidora Tatyanne Marinelle Corrêa, da TI do Fórum. Ela recolheu um gato atropelado em frente à sua casa. Conhecida como protetora dos animais, ela tem 13 gatos que recolheu da rua. O último gatinho precisará de uma cirurgia para reparar o diafragma e a servidora está pedindo ajuda para salvar o animalzinho.

    Como ajudar – Além do carinho que temos com animais, todos podemos ajudar de alguma forma. Você pode orientar, socorrer, mas pode também doar dinheiro, ração e medicamentos, que segundo Cinthia são sempre muito bem vindos nessas ONGs.

    Na capital há várias instituições como a Anjos de Quatro Patas, a Cão Feliz, a Vira Latas e outras que precisam de apoio e ajuda, pois muitas vezes essas ONGs só sobrevivem do dinheiro investido pelos próprios protetores. E para ajudar é muito simples: basta procurar uma delas e fazer uma doação de qualquer valor, fazer uma doação de ração ou até aceitar ser um lar temporário para um animalzinho. Se cada um fizer um pouquinho, muito será feito pelos animais em situação de abandono.

    Prevenção – Outro fato interessante e que todos as ONGs destacam é a necessidade de garantir que os animais de estimação sejam castrados o mais cedo possível – a cirurgia é segura após os 4 meses de idade. A castração evita que as fêmeas entrem no cio, diminuindo muito as chances delas desenvolverem tumores mamários e infecções uterinas. Para os machos, a cirurgia reduz a agressividade e a necessidade de marcar território com o xixi, além de evitar que fujam atrás de fêmeas no cio.

    Com a cirurgia, você vai preservar a saúde do seu animal de estimação e evitar a superpopulação de animais, já que apenas uma cadela e seus descendentes podem originar mais de 60 mil novos cãezinhos em poucos anos. E ninguém gostaria de ser responsável por todos esses animais. Então evitar as ninhadas por meio da castração é extremamente necessário.

    Histórias assim envolvendo sentimentos comovem a população e trazem um senso de cooperação. A atitude a ser tomada ao encontrarmos animais abandonados e sofrendo maus tratos pelas ruas das cidades é ligar para ONGs ou órgãos de proteção aos animais, que poderão recolhê-los e realizar os cuidados necessários, dando abrigo e alimentação. É muito triste saber que há pessoas têm coragem de abandonar seu animal de estimação!

    Onde Ajudar

    ONG Anjos de Quatro Patas: 8471-7424

    Associação de Proteção Animal Sueli Craveiro - ONG Cão Feliz:
    Doações: Banco Itaú AG: 7408 CC: 09260-4 CNPJ: 18.638.792/0001-90

    Doações para o gatinho: Entrem em contato pelo what's 67 8121-7400.

    Fica a dica: Ajude o próximo adotando um animalzinho.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cachorrinha-abandonada-e-resgatada-e-desperta-preocupacao-no-tjms/303305284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)