Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negado recurso de acusado por receptar veículos roubados

    Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento ao recurso interposto por C.C.N., irresignado com a sentença que o condenou à pena de 1 ano de reclusão, em regime aberto, posteriormente substituída por uma pena restritiva de direitos, consistente na prestação de serviços à comunidade e pagamento de 10 dias-multa, como incurso no art. 180, caput, do Código Penal (receptação).

    Consta nos autos que no dia 23 de janeiro de 2010, em Campo Grande, o apelante adquiriu e conduziu, em proveito próprio, o automóvel VW/Gol, cor cinza, sabendo que se tratava de produto de crime.

    Irresignado com a sentença, o acusado apelou por absolvição, sustentando que não há nos autos provas suficientes para a manutenção da sentença condenatória.

    O parecer da Procuradoria-Geral de Justiça é pelo desprovimento do recurso.

    O relator do processo, Des. Romero Osme Dias Lopes, entendeu que no tocante à autoria, embora a defesa insista em negar alegando que o apelante desconhecia tratar-se de veículo proveniente de crime, tendo inclusive negado a propriedade do bem, o conjunto probatório deixa evidente a prática do delito por C.C.N..

    Ressaltou ainda que as afirmações do apelante foram diversas, sendo que, diante de autoridade policial, o apelante afirmou que havia trocado o veículo apreendido por outro, de sua propriedade, recebendo em troca a quantia de R$ 1 mil, bem como sabia ser o automóvel adquirido objeto de financiamento, mas que “não pagaria prestação nenhuma, rodaria com o veículo até que saísse busca e apreensão do veículo”. Já em juízo, o apelante confirmou ser costume adquirir veículos de origens ilícitas, admitindo que seu veículo anterior, o qual foi trocado pelo VW/Gol apreendido, também estava em situação irregular, e que sabia adquirir um automóvel por preço muito inferior ao de mercado. Consta nos autos ainda que o apelante portava consigo documento falso do veículo.

    “Não há, portanto, falar em insuficiência probatória, vez que o conjunto probatório deixou evidenciado que o apelante tinha plena consciência de que o automóvel adquirido era de origem ilícita (roubo no Estado de São Paulo), assim, sua conduta, ao disposto no art. 180, caput, do CP (receptação)”, concluiu o desembargador mantendo incólume a sentença de primeiro grau.

    Processo nº 0003514-02.2010.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-recurso-de-acusado-por-receptar-veiculos-roubados/304506833

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)