Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarca de Nova Alvorada do Sul realiza curso para adoção

    As atividades em 2012 nos cursos de preparação à adoção não recomeçaram apenas na Capital, mas também estão sendo realizadas nas comarcas do interior. Na última sexta-feira (9), a equipe do setor psicossocial da Comarca de Nova Alvorada do Sul e a juíza Mariana Rezenda Ferreira Yoshida realizaram o primeiro curso para pretendentes à adoção deste ano. Em 2011, 10 casais foram habilitados e estão à espera de crianças para adoção.

    No curso, entre outros temas, a equipe abordou questões jurídicas dos processos de adoção e enfatizou que adotar exige desprendimento, ressaltando o real interesse em participar da vida de um ser em formação, já que a adoção não pode ser motivada por desejos efêmeros.

    A assistente social Percelina Bittencourt enfatizou que, mesmo um filho biológico, precisa ser adotado pelos pais. “Independente da origem da criança, ela deve ser acolhida e aceita em seu lar. Os laços afetivos sobrepõem-se aos laços consanguíneos”, disse.

    A psicóloga Adriana Oliveira apontou o perfil das crianças institucionalizadas aptas à adoção, seu comportamento e as reações esperadas. “Não podemos esquecer que estas crianças e adolescentes sofrem pelo grande tempo de acolhimento e que esta situação traz prejuízo à sua individualidade”, esclareceu.

    As profissionais enfatizaram que as crianças abrigadas precisam de novos pais e os pais tem uma história a construir: este é o grande desafio das famílias, independente da origem do filho.

    Nova Alvorada do Sul tem apenas um abrigo, implantado há quase um ano. No local vivem oito crianças, com idade de zero a 12 anos, que sofreram algum tipo de abuso ou maus tratos, e ainda não estão disponíveis para adoção - seus processos tramitam na justiça.

    O próximo curso de preparação à adoção deve ser realizado em dois meses ou quando surgirem novos interessados em se habilitar para adoção.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarca-de-nova-alvorada-do-sul-realiza-curso-para-adocao/3050625

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)