Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idosa que fraturou ombro em acidente de ônibus será indenizada

    Sentença proferida pela 12ª Vara Cível de Campo Grande julgou parcialmente procedente a ação movida por O.O. da R. contra empresa de ônibus para o fim de condenar a ré ao pagamento de R$ 10.000,00 de danos morais em razão da fratura sofrida pela autora em decorrência de acidente de trânsito ocorrido por culpa do motorista da empresa.

    Alega a autora que no dia 22 de outubro de 2006, quando viajava no ônibus de propriedade da ré com destino a São Paulo, sofreu acidente automobilístico causado por imprudência do motorista da empresa. Em consequência do sinistro, a autora fraturou o ombro direito, reduzindo a capacidade funcional do membro atingido.

    Afirma que desde então não realiza sua atividade de dona de casa e necessita de uma empregada doméstica, razão pela qual deve ser indenizada por tais gastos, com o pagamento de pensão. Além disso, alega que se submete constantemente a tratamento médico pelo qual também merece ser ressarcida, além do pagamento de indenização por danos morais.

    Em contestação, a empresa de ônibus sustenta que, ao contrário do que afirma a autora, prestou toda a assistência necessária de acordo com recomendação médica e que, depois de cessado o atendimento, a autora não se submeteu a qualquer perícia médica para aferir a necessidade de continuidade do tratamento.

    Além disso, alegou que o pedido de pensão não procede, uma vez que a autora não comprovou ter custeado uma empregada doméstica, nem demonstrou a real necessidade de uma. Além disso, entre outras alegações, sustentou que a sequela pode ser decorrente de sua idade, visto que é uma senhora de 67 anos.

    Primeiramente, o magistrado que proferiu a sentença, José de Andrade Neto, observou que o acidente, de fato, foi ocasionado por culpa do motorista da empresa, no entanto nem todos os pedidos da autora merecem prosperar. Em relação ao pedido de pensão, afirma o juiz que, embora a autora tenha informado que contratou uma empregada doméstica, ela não logrou êxito em demonstrar a veracidade de suas alegações. “Com efeito, dos documentos juntados com a peça inicial, nada se extrai no sentido de que a autora realmente contratou ou mesmo terá que contratar uma empregada doméstica em razão de ter ficado incapacitada para as atividades diárias que desenvolvia dentro de seu lar”, ressaltou julgando improcedente o pedido de pensão.

    No mesmo sentido é o entendimento do juiz com relação ao custeio com tratamento médico e medicamentos, uma vez que “nenhuma prova de eventuais despesas trouxe a autora aos autos, inviabilizando, com isso, o acolhimento de tal pretensão”.

    Já em relação aos danos morais, afirmou o magistrado que “a incerteza da cura e a angústia da autora, pessoa idosa e relativamente vulnerável aos desafios da vida, leva este juízo a crer que a prova do dano decorre do próprio fato, sendo certo que a intensidade somente viria à tona para fins de majoração ou atenuação do valor indenizatório”. Assim, julgou o pedido de danos morais parcialmente procedente, com fixação do valor da indenização em R$ 10.000,00.

    Processo nº 0062301-58.2009.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosa-que-fraturou-ombro-em-acidente-de-onibus-sera-indenizada/323431460

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)