Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Órgão Especial reúne-se para julgamento nesta quarta-feira

    Nesta quarta-feira (7), às 14 horas, o Órgão Especial reúne-se para mais uma sessão de julgamento e em pauta estão ação rescisória, ação direta de inconstitucionalidade, mandado de segurança, revisão criminal, agravo de instrumento e embargos de declaração.

    Entre as demandas que serão julgadas está a Ação de Direta de Inconstitucionalidade nº 1402901-87.2016.8.12.0000, ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de MS em desfavor do Município de Corumbá e da Câmara Municipal daquela cidade.

    O sindicato moveu ação com o objetivo de declarar inconstitucional o art. 135 da Lei Orgânica Municipal, bem como a Lei Municipal nº 1.100/90, produzidas respectivamente pelo Município de Corumbá e pela Câmara Municipal.

    O requerente aponta que as referidas leis concedem isenções tarifárias a usuários do serviço de transporte coletivo do município, quando o art. 185 da Lei Orgânica Municipal assegura a gratuidade e o art. da Lei nº 1.100/90 regulamenta tal disposição.

    Argumenta que a norma é inconstitucional, uma vez que o serviço de transporte público e isenção tarifária possuem legislação reservada ao Chefe do Executivo, conforme previsto no art. 61, § 1º, II, b, da Carta Magna, além de violar a Constituição Estadual, haja vista que em seu art. 172, inciso I, prevê que a gratuidade no transporte coletivo deve ser concedida apenas a idosos maiores de 65 anos.

    Pleiteia a concessão da liminar para que seja determinada a suspensão das normas diante da relevância jurídica do pedido e evidente periculum in mora. A liminar foi indeferida.

    O parecer da Procuradoria-Geral de Justiça foi pela improcedência da ação.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orgao-especial-reune-se-para-julgamento-nesta-quarta-feira/413084762

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)