Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida condenação em crime de corrupção de menor

    Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal improveram uma apelação criminal interposta por M.S.A. contra sentença proferida na Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande, que o condenou como incurso no art. 129, caput, combinado com art. 71, ambos do Código Penal e art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    O apelante pediu a absolvição do crime previsto no art. 244-B do ECA (Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la) sob alegação de ausência de documentos que comprovem a menoridade de J.G.A. ou pela inexistência de provas de que houve deturpação no caráter e formação do menor decorrente da prática do delito dos autos.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo improvimento da apelação, mantendo-se a decisão de primeiro grau.

    Em seu voto, o Des. Francisco Gerardo de Sousa, relator da apelação, aponta que não assiste razão à defesa porque, segundo jurisprudência, a prova da menoridade da vítima do crime de corrupção de menores não se faz apenas com a juntada da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, mostrando-se suficiente para a comprovação da inimputabilidade o registro dos dados do adolescente fornecidos pela polícia civil, no qual consta a data de nascimento e a filiação.

    Sobre o pedido de absolvição do crime previsto no art. 244-B do ECA, o relator explicou que, para a configuração do crime de corrupção de menores, é desnecessária a prova da chamada “idoneidade moral anterior da vítima menor”, por tratar-se de crime formal, caracterizando-se independentemente de prova da efetiva e posterior corrupção do menor, sendo suficiente a comprovação de participação do inimputável em prática delituosa na companhia de maior de 18 anos.

    “Não há que se falar em absolvição por atipicidade do delito e incabível o pleito absolutório. Ante o exposto, com o parecer, nego provimento ao recurso, mantendo-se a sentença condenatória”, votou o desembargador.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-condenacao-em-crime-de-corrupcao-de-menor/112188205

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)