Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça as diversas aplicações e benefícios do Malote Digital

    Você sabe o que é o malote digital? Ele é uma importante ferramenta do Poder Judiciário que permite a interação entre os Tribunais de Justiça, as comarcas e Tribunais Superiores de todo o país, possibilitando também a interligação entre as serventias extrajudiciais.

    O sistema é similar aos serviços prestados pelos Correios. Contudo, é mais eficiente, pois permite que um expediente encaminhado via malote digital chegue ao seu destinatário em frações de segundos, garantindo dessa maneira a celeridade dos processos.

    Além disso, a ferramenta possibilita o registro de todas as movimentações, o recibo do envio dos expedientes, a confirmação da leitura do que foi enviado, o envio em sigilo, o rastreamento do documento, a anexação de arquivos com tamanho de até 4 MB, a opção pela assinatura digital, entre outras funcionalidades.

    Pelo malote digital é possível encaminhar diversos tipos de expedientes, entre eles o administrativo (corresponde a informações não processuais, como um questionamento ou uma solicitação); carta precatória; informações processuais.

    Outra novidade disponibilizada recentemente via malote digital é o alvará de soltura que permite que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de sua Central Estadual, que funciona 24 horas por dia, tenha acesso aos alvarás por meio eletrônico, podendo com isso dar cumprimento a ele no mesmo dia que o magistrado conceder o benefício.

    Uma das características da ferramenta é que, quando um expediente é direcionado para uma unidade organizacional, todos os servidores lotados nela recebem em seu e-mail funcional um comunicado referente ao recebimento daquele expediente.

    Por essa razão, de acordo com um dos responsáveis pelo gerenciamento do malote digital, é importante que os chefes de cartório comuniquem o desligamento do servidor para que a Corregedoria possa efetuar a inativação ou mudança de lotação do usuário do malote digital.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9251
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-as-diversas-aplicacoes-e-beneficios-do-malote-digital/211718896

    Informações relacionadas

    Camila Ramos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Principio da Continuidade e Disponibilidade Registral

    Cartórios não podem condicionar cumprimento de ordem judicial a pagamento de custas

    Lindiane Santos, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Notificação Extrajudicial

    INSTITUCIONAL: Malote Digital – Saiba como se cadastrar no sistema que substitui a remessa física de documentos oficiais para outros órgãos do Judiciário

    INSTITUCIONAL: Malote Digital: eficiência, economia e sustentabilidade na comunicação oficial com outros órgãos do Poder Judiciário

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    quanto tempo para receber depois q o malote é enviado eletronicamente para a caixa? continuar lendo

    Gostaria de sugerir o acesso ao malote digital aos advogados para aqueles processos os quais estejam habilitados. O motivo da sugestão é que ao ser transferidos de órgãos (ex: TRF para TJ) não é possível ver se o destinatário já recebeu enquanto não for distribuído. E geralmente o malote é demorado o seu acesso pelo servidor. continuar lendo

    Como acompanho uma carta precatório enviado pelo Malote Digital? continuar lendo

    Sai pra meu filho a Resposta malote digital continuar lendo