Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Seção Cível nega recurso em ação de exoneração de alimentos

    Os desembargadores da 1ª Seção Cível, por unanimidade, julgaram improcedente ação rescisória interposta por S.B. de O. em face de N.L. de S., pretendendo rescindir sentença proferida em ação de exoneração de alimentos.

    O autor alega que o réu utilizou manobra para induzir o juiz a erro, alegando que cursava ensino de nível superior e necessitava de suporte financeiro quando, na verdade, havia reprovado em duas matérias no primeiro semestre e trancado matrícula para o segundo, quando da audiência realizada em julho de 2014. Acrescenta que somente após essa audiência teve acesso ao documento novo para instruir o pedido de exoneração da pensão alimentícia.

    O réu contestou argumentando que cursa nível superior de ensino e que a razão para trancar a matrícula no segundo semestre foi por dificuldades financeiras, em decorrência do atraso no recebimento da pensão alimentícia. Requereu a improcedência do pedido.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela rejeição do pedido.

    O relator do processo, Des. Divoncir Schreiner Maran, explica que a ação rescisória tem cabimento quando há nulidade absoluta que persiste mesmo com o trânsito em julgado da decisão. Ele aponta que, na audiência em julho de 2014, o prazo para rematrícula ainda estava em curso e ressalta que o fato do réu ter mudado de curso não demonstra que abandonou os estudos - ao contrário, reforça a necessidade da pensão alimentícia.

    Assim, ressalta o desembargador, o documento novo não se mostra capaz de alterar o pronunciamento do juiz na sentença diante da ausência de dolo ou má-fé do réu, revelando nítida intenção de reapreciação da matéria por parte do autor, que está inconformado com a improcedência da ação de exoneração de alimentos.

    “Como visto, não há argumento suficiente para alteração da sentença transitada em julgado porquanto o documento novo não é capaz de modificar o provimento judicial. Posto isso, julgo improcedente o pedido formulado na ação rescisória”.

    Processo nº 1415518-50.2014.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1a-secao-civel-nega-recurso-em-acao-de-exoneracao-de-alimentos/232869385

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJRJ - Ação Pedido de Reconsideração da Tutela de Urgência - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Banco Original

    Julia Marzinoti, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Ação de exoneração de alimentos

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 2 anos

    Recurso - TJCE - Ação Alimentos - Alimentos - Lei Especial Nº .478/68

    Petição Inicial - TJSP - Ação Pedido de Reconsideração

    Cleyde Nunes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Petição Produção de Prova

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)