Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Câmara Cível nega apelação de suposto uso indevido de imagem

    Os desembargadores da 2ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento ao recurso de apelação interposto por V.C.M.R. contra a sentença que julgou improcedentes seus pedidos de obrigação de fazer e indenização por danos morais em desfavor de uma empresa de comunicação.

    Segundo o apelante, em 4 de janeiro de 2014 a empresa de comunicações publicou matéria jornalística sob o título “Grupo suspeito de planejar emboscada contra policial militar é preso em Campo Grande”. Para o leitor, a matéria, além de permitir a interpretação que o autor supostamente ameaçou os policiais, no meio da rua, interpreta a falsa imputação de crime (ameaça), como se o autor integrasse o suposto grupo que teria supostamente armado uma emboscada para o Policial Militar, o que causou valoração negativa perante a sociedade, ao atingir diretamente a sua imagem e boa fama, tachando-o implicitamente de criminoso, por supostamente ameaçar os policiais.

    Em suas razões, V.C.M.R. afirma que ser preso por suposta resistência é diferente de ser preso por supostamente ameaçar policiais. Conta que somente se recusou a apresentar seus documentos pessoais de identificação e em nenhum momento ameaçou os policiais. Alega que não foi instaurado inquérito policial posterior ao boletim de ocorrência e que não é pessoa pública para legitimar crítica ou opinião sobre si em notícia veiculada pela ré.

    Por isso, pretende a anulação da sentença para oportunizar a instrução processual ou a reforma desta para procedência dos pedidos de obrigação de fazer e indenização por danos morais.

    O relator do processo, juiz convocado Geraldo de Almeida Santiago, explica que, na Constituição Federal, o artigo , IV, assegura a liberdade de manifestação do pensamento. Esse direito visa à proteção não só dos interesses do emissor, mas também de todos os destinatários da manifestação e da sociedade como um todo. No entanto, a liberdade de expressão não é um direito absoluto, sendo inúmeras as situações em que o seu exercício entra em conflito com outros direitos fundamentais. E entende que a controvérsia está em verificar se a parte ré exerceu de forma abusiva o seu direito à liberdade de expressão e de informação.

    O magistrado conclui que a notícia indica somente fatos de interesse social, o que afasta a configuração do dano moral. Além disso, não verificou o ataque à imagem do autor, uma vez que o boletim de ocorrência comunica os seguintes fatos: resistência, ameaça, desobediência e tráfico de influência e o envolvimento do apelante (e de outras pessoas) como autor dos fatos comunicados. A ré não utilizou expressões que fogem do razoável, apenas informou a população sobre a ocorrência dos fatos comunicados logo no início do boletim de ocorrência, o que é constitucionalmente justificável.

    “A ré não excedeu os limites do direito à informação, razão pela qual não se verifica a alegada ofensa à imagem, ao nome e à credibilidade do autor. Por fim, o direito de resposta é exercido pela parte que foi ofendida na sua honra, conforme disposição do artigo , V, da Constituição Federal, o que, como acima exposto, não se verifica no caso. Portanto, correta a sentença de improcedência dos pedidos. Ante o exposto, conheço do recurso interposto e nego-lhe provimento”.

    Processo nº 0827407-47.2014.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-camara-civel-nega-apelacao-de-suposto-uso-indevido-de-imagem/242035486

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)