Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma Criminal liberta acusado de envolvimento em roubo de gado

    Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Turma Criminal concederam o Habeas Corpus nº em que E.R.P.M. foi preso preventivamente por suposta prática do crime de quadrilha e furto qualificado. A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela denegação da ordem.

    Em sustentação oral, a defesa alega que E.R.P.M. está sofrendo constrangimento ilegal por parte da 1ª Vara da Comarca de Sidrolândia e que não estão presentes os requisitos da prisão preventiva, além de o réu possuir condições favoráveis para responder ao processo em liberdade, por ser réu primário, ter endereço certo, família constituída e sempre ter comparecido quando intimado.

    Na sustentação oral, a defesa explicou que houve apreensão de gado na rodovia de Chapadão do Sul, quando o Garras prendeu A.M.F., procurado pela polícia nos estados de São Paulo e Minas Gerais, por roubo de gado. Conta ainda que E.R.P.M. é corretor de gado e teria emprestado algumas notas fiscais para A.M.F., o que resultou em sua prisão preventiva. Impetrado HC, revelou-se desnecessária sua permanência na prisão.

    Posteriormente, as autoridades policiais desmembraram o caso de roubo e descobriram crime semelhante em Maracaju, com os mesmos envolvidos. E.R.P.M. foi preso novamente e solto pouco mais de um mês depois, sob força de habeas corpus .

    O caso de Sidrolândia, segundo a defesa, é apenas mais um desdobramento do caso iniciado em Chapadão do Sul, motivo pelo qual E.R.P.M. buscou novamente a justiça para ficar em liberdade durante a tramitação do processo. Teve o pedido negado em primeiro grau. Recorreu ao TJMS.

    Para o Des. João Carlos Brandes Garcia, relator do processo, não há razão para manter a prisão preventiva, se os motivos invocados no despacho que indeferiu o pedido de liberdade provisória em primeiro grau não indicaram nenhuma das hipóteses do art. 312 do Código de Processo Penal (CPP), apenas fazendo menção à gravidade do fato e à garantia da ordem pública, que, por si só, não impedem a concessão do benefício.

    “A meu sentir, não há nada que justifique concretamente a segregação cautelar do paciente, porque, para a decretação da prisão preventiva, medida extrema somente cabível em casos excepcionais, a decisão que o fizer deve ser fundamentada, de modo a apontar, no caso concreto, os motivos pelos quais se entenderem presentes quaisquer das hipóteses do art. 312 do CPP, e quando se estiver diante de prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria. Neste caso, no entanto, verifica-se que a decisão contestada não apontou nenhuma hipótese que autoriza a segregação cautelar, apenas fazendo considerações acerca da gravidade do crime e da garantia da ordem pública, o que revela não existir nenhum fato concreto que autorize a afirmação de que, em liberdade, o paciente possa interferir na produção das provas ou se furtar à ação da Justiça. Desse modo, ausentes quaisquer das circunstâncias que autorizariam a prisão preventiva, ao menos sob a ótica dada na fundamentação combatida, deve a segregação cautelar ser revogada”, apontou o relator em seu voto.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações259
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-turma-criminal-liberta-acusado-de-envolvimento-em-roubo-de-gado/2795011

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)