Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ mantém sentença de 1º Grau em separação litigiosa

    Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Câmara Cível negaram provimento à Apelação Cível nº interposto por E.V.S. e J.A.N. contra a sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados na ação de separação litigiosa que E.V.S moveu contra J.A.N.

    De acordo com o processo, em janeiro de 2010, E.V.S. ajuizou ação de separação do casal com pedido de alimentos para o filho menor e partilha de bens, alegando que a casa onde moravam já era de sua propriedade antes da união do casal, bem como um segundo imóvel havia sido transferido em favor dos filhos.

    Em primeiro grau, o juiz proferiu sentença decretando o divórcio, a divisão do imóvel residencial em 50% para cada uma das partes e, em relação ao segundo imóvel, alegou não haver prova de propriedade.

    E.V.S. alega que a decisão do juiz em partilhar o imóvel em 50% entre as partes vai além do pedido constante nos autos e requer que a partilha recaia apenas sobre o valor da reforma correspondente a R$ 15 mil, de acordo com laudo de engenheiro. No tocante aos alimentos do menor pede a manutenção da sentença.

    J.A.N., por sua vez, alega que seus rendimentos são modestos, não podendo sofrer imposição de um encargo que não está em condições de suportar, já que a sentença foi fixada em 50% do salário mínimo. Assim, pede que o percentual seja reduzido para 30%, valor que estando ou não empregado poderá pagar.

    Em seu voto, o Des. Sérgio Fernandes Martins, relator da apelação, aponta que, ao contrário do afirmado por E.V.S. a residência não é de sua propriedade exclusiva, porquanto foi doada pela Prefeitura de Bataguassu durante a constância da sociedade conjugal, pertencendo, portanto, ao casal.

    E para imprimir melhor entendimento ao posicionamento adotado, o relator citou parte da sentença de 1º grau: “(...) Com relação aos bens do casal, saliento que o imóvel descrito foi doado às partes em 2008, período de convivência do casal, de modo que deve tal imóvel ser partilhado em igualdade de condições entre eles, conforme prevê a legislação civil”.

    Sobre o pedido de redução do pagamento de pensão alimentícia do menor, o Des. Sérgio esclareceu que o valor arbitrado deve respeitar o binômio necessidade-possibilidade, isto é, o equilíbrio entre a situação financeira de quem paga e a real necessidade de quem recebe: o valor não pode ser insuportável para o alimentante e nem enriquecimento indevido do alimentando.

    Desse modo, o relator entendeu que: “Estabelecidas essas premissas, e tendo atentado para o binômio necessidade-possibilidade, escorreita a decisão que fixou os alimentos em 50% do salário mínimo. Diante do exposto, nego provimento aos recursos e mantenho a sentença de primeiro grau”.

    • Publicações14505
    • Seguidores734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações707
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mantem-sentenca-de-1-grau-em-separacao-litigiosa/3115763

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)