Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negado recurso por crime de extorsão

    Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal, por maioria, negaram provimento ao recurso interposto por A.S.H. contra decisão que o condenou a cinco anos e três meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, e a 14 dias-multa pela prática do crime de extorsão, praticado por diversas vezes.
    A defesa requereu a absolvição por insuficiência de provas e, subsidiariamente, a readequação da pena-base imposta, ante o afastamento da análise negativa das consequências do crime.
    De acordo com os autos, a vítima E.G.V foi testemunha nesse processo, no qual três pessoas foram condenadas pelo crime de tráfico de drogas. Por essa razão, conforme depoimento de E.G.V, o apelante começou a ameaçá-lo e a exigir dinheiro, pois como foi testemunha no processo e os envolvidos foram condenados, afirmou que E.G.V gerou grande prejuízo e teria que arcar por isso.
    Segundo a revisora do processo, Desa Maria Isabel de Matos Rocha, para a consumação do crime de extorsão é irrelevante a ocorrência de efetiva vantagem patrimonial mas, neste caso, o réu obteve esta vantagem e permaneceu com o produto da extorsão, tendo a vítima, um comerciante, que arcar com um prejuízo de valor elevado e que transcende ao tipo penal.
    A desembargadora salientou ainda que os danos e prejuízos de ordem psicológica para a vítima foram ainda maiores, pois as ameaças utilizadas para constrangê-la foram graves, sendo inclusive ameaçado de morte. Ressaltou que há prova de tal dano psicológico, pois, em depoimento, a vítima relatou que foi ameaçada dezenas de vezes e que demorou para procurar a polícia por medo.
    A revisora afirmou que o medo produz no ser humano o sentimento de impotência, desespero, angústia e, por isso, a vítima demorou para tomar a decisão de contar a polícia sobre o crime. Para ela, as consequências foram sim danosas e escaparam do normal do tipo, já que a vítima suportou por dezenas de vezes o sentimento de medo.
    “Mostra-se correta a valoração negativa das consequências do crime, frente ao grande prejuízo financeiro suportado pela vítima, que ultrapassou o inerente aos delitos da espécie, pois o réu extorquiu aproximadamente R$ 3 mil em dinheiro, valor que não foi recuperado, além do óbvio prejuízo psicológico que passou do simples transtorno comum, pois paralisou a vítima, que cedeu à extorsão muitas vezes, sem reagir, antes de tomar coragem de procurar a polícia para noticiar o crime. Mantenho a valoração negativa das consequências do crime, tal como consta da sentença”.
    Processo nº 0001213-65.2014.8.12.0026






    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-recurso-por-crime-de-extorsao/334286004

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)