Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Seção Cível reúne-se para julgamento na segunda-feira

    Na próxima segunda-feira (12), às 14 horas, será realizada mais uma sessão ordinária da 2ª Seção Cível e em pauta estão mandados de segurança, agravos regimentais e embargos de declaração.

    Entre os processos em pauta para julgamento está o Mandado de Segurança nº 0823611-14.2015.8.12.0001, impetrado por um comércio de peças e serviços que objetiva determinar a autoridade impetrada a emitir uma certidão negativa de débitos tributários.

    A empresa impetrou mandado de segurança em face do Secretário de Fazenda do Estado, uma vez que foi impedido de emitir uma certidão negativa de débitos tributários por existirem supostas irregularidades em seu cadastro.

    Alega que tal documento é exigido para que comprove sua regularidade junto à União, Estado e Município, podendo, assim, participar de processos de licitação. Ressalta ainda que a negativa de fornecimento pode lhe trazer prejuízos.

    Relata que tentou emitir o referido documento pelo site da Secretaria da Fazenda, porém, sem êxito, pois constavam supostas pendências em seu cadastro. Diante disso, foi até a sede da Agência de Fazenda para fazer a solicitação pessoalmente, ocasião que houve nova negativa de emissão, sendo apenas fornecida a certidão positiva de débitos, haja vista que constavam irregularidades fiscais.

    Por fim, pede a concessão da ordem por entender que o ato é abusivo e ilegal, haja vista que não há débitos em seu nome e não foi informado acerca de qual é exatamente a irregularidade que impede a expedição do documento, a fim de que faça a regularização. Aduz que a negativa de emissão fere seu direito líquido e certo.

    O pedido de liminar foi deferido, garantindo o direito de imediata expedição do documento.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opina pela não concessão da ordem.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2a-secao-civel-reune-se-para-julgamento-na-segunda-feira/382414147

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)