Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caminhada da adoção de Corumbá e Ladário conscientiza sobre adoção

    Na manhã do sábado (20), a comarca de Corumbá e de Ladário realizaram a 1ª Caminhada da Adoção de Corumbá e Ladário. A ação foi promovida pelo Poder Judiciário local, juntamente com o Grupo de Apoio e Adoção do Pantanal (GAAP) para dar voz e visibilidade às crianças e adolescentes que esperam por uma chance de ter uma família. Este objetivo foi alcançado, como explica o juiz de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi, um dos organizadores da caminhada.

    O magistrado disse que esta foi uma oportunidade para mostrar que pelo menos 30 crianças e adolescentes estão em instituições de acolhimento nas duas comarcas. O destino delas parece ser chegar até a fase adulta vivendo em abrigos. “A sociedade precisa saber que elas existem e que pode fazer algo para mudar o futuro delas. Seja passando pelo processo de adoção, para aqueles que desejam ter um filho ou filha, e, também, participando do Projeto Padrinho, em que pessoas trazem as crianças para passar um final de semana em casa e almoçar, ou levar as crianças para um passeio, mostrando assim como é a convivência familiar”, disse.

    No Brasil, existe um Cadastro Nacional de Adoção que viabiliza as adoções, seguindo critérios legais e dentro das características de adotados e adotantes. Mas a conta não fecha, pois existem mais pessoas querendo adotar do que crianças e adolescentes para adoção.

    Por isto é tão importante, o rompimento de alguns estigmas da adoção, o que está sendo feito pela 1ª Vara Cível de Corumbá, que tem competência para direitos infantojuvenis. Durante a caminhada, várias pessoas procuraram o juiz Maurício Cleber Miglioranzi para buscarem informações de como colaborar de alguma forma. Ele explicou que as pessoas que não queiram adotar, mas querem ajudar, podem ser padrinhos afetivos, doar dinheiro ou, ainda, prestar serviços, sem que com isto sejam obrigados a adotar.

    Dura realidade – Na comarca de Corumbá uma menina acaba de sair do acolhimento, ao completar a maioridade. Antônia (nome fictício, para proteger a identidade da menina) foi para um abrigo aos 14 anos, depois de passar diversos abusos em seus direitos, cometidos não apenas pelos pais, mas por outras pessoas, já que era explorada sexualmente.

    Agora, conta o juiz Maurício, Antônia está sendo encaminhada ao mercado de trabalho para começar uma nova vida. Ela contou com o apoio de padrinhos que, durante o acolhimento, proporcionaram cursos profissionalizantes, além do afeto.

    “As pessoas têm receio de se apegar, mas o que nós levamos na vida é o que vivemos. Um sorriso, um momento de alegria. Esta troca de afeto entre o padrinho e o apadrinhado é muito importante para o acolhido passar o período em que esteve no abrigo, com menos dor e sofrimento”.

    Semana da Adoção – Por meio da Lei nº 3.898 foi instituída em Mato Grosso do Sul a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes, que visa garantir um momento de reflexão e campanhas de conscientização e sensibilização sobre o tema. Este ano, a semana se estende de 18 a 25 de maio e diversas comarcas do Estado estão desenvolvendo atividades em suas regiões.

    Em Corumbá, além do Poder Judiciário e do GAAD, foram parceiros as prefeituras de Corumbá e Ladário, a Fiems, o Sesi e o Senai, por meio do Sr. Lourival Vieira da Costa. Também em outras comarcas foram realizadas ações em prol das crianças e adolescentes. As comarcas de Campo Grande, Coxim, Dourados, Bataguassu, entre outras, realizaram atividades durante este fim de semana.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações484
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caminhada-da-adocao-de-corumba-e-ladario-conscientiza-sobre-adocao/461187176

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)