Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJ conhece projeto beneficiado com recursos da Cepa

    Durante a cerimônia de entrega da Campanha do Agasalho do Pacijus, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Divoncir Schreiner Maran, conheceu as instalações do Centro de Educação Infantil Anandamóyi, que recebeu R$ 152 mil em recursos da Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa). A unidade escolar atende crianças, na maioria filhas de presidiários, que moram no bairro Noroeste, onde fica o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

    Os valores da Cepa são oriundos de penas alternativas, pagas em dinheiro. Anualmente, os recursos geridos em conta judicial única são destinados a projetos sociais, escolhidos pelo relevante trabalho social desenvolvido em prol da comunidade, como explica o presidente do TJMS.

    “Apenas nesta instituição, que cuida de crianças, foram destinados mais de R$ 152 mil das penas alternativas. E hoje eu pude conferir que o trabalho desenvolvido nesta creche é de excelência e que o dinheiro da Cepa foi muito bem empregado na construção do berçário II, beneficiando 30 crianças com esta sala”, disse o Des. Divoncir Schreiner Maran.

    A presidente da associação Anandamóyi e diretora da creche, Artemiza Lima Coelho, explica que a entidade de fins filantrópicos atende cerca de 150 crianças nesta unidade com serviços de pré-escola, além de outra unidade que realiza projetos, todos com o objetivo de fortalecer os vínculos das famílias, muitas delas destruídas pelo uso de drogas e envolvimento com crimes.

    “A maioria das nossas crianças tem algum parente na prisão. O pai, ou a mãe ou uma avó, estão no presídio, então nós atendemos poucas crianças de fora do bairro, que não tenham este tipo de perfil. Por isto estamos no bairro Noroeste, para atender este tipo de família”, disse Artemiza.

    Para ela, a presença do presidente do TJMS fortalece a instituição e garante que a qualidade e excelência no atendimento às crianças do bairro continue. “Hoje nós tivemos a oportunidade de mostrar ao presidente do Tribunal de Justiça o resultado da obra do berçário II, realizada com os recursos da Cepa. Para nós, esta visita foi muito importante para fortalecermos este elo com os parceiros e demonstrar que o nosso trabalho é efetivo e traz benefícios para a comunidade carente do Noroeste”, completa a presidente da Anandamóyi

    O Berçário II, do Centro de Educação Infantil Anandamóyi, possui lactário, refeitório, parquinho, sala de recepção, cozinha, banheiros e depósito. Tudo isto beneficia 30 crianças de dois a três anos. Antes, estas crianças ficavam juntas às mais novas, de 4 meses a um ano, e por questões pedagógicas e de diferenciação das faixas etárias e desenvolvimento físico e mental, foi importante separar as salas, explicou Artemiza.

    A iniciativa pioneira adotada pelo juiz Albino Coimbra Neto na Central de Execução de Penas Alternativas ganhou respaldo nacional com a edição da Resolução nº 154, de 13 de julho de 2012, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que adotou como política institucional do Poder Judiciário nacional a utilização dos recursos das penas pecuniárias, a exemplo do que já vem sendo feito no Estado desde 2009.

    A Associação Anandamóyi está localizada na Rua Indianápolis, nº 1590, Bairro Noroeste, em Campo Grande.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tj-conhece-projeto-beneficiado-com-recursos-da-cepa/472746678

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)