Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado por roubo tem apelação negada pela 2ª Câmara Criminal

    Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal negaram provimento ao recurso interposto por C.E.C.F. contra sentença que o condenou a oito anos e oito meses de reclusão e 73 dias-multa pela prática do crime de roubo com emprego de arma de fogo.

    Conforme a denúncia, no dia 18 de maio de 2004, por volta das 20 horas, no bairro Taveirópolis, em Campo Grande, o denunciado invadiu a residência de uma família, enquanto o cúmplice aguardava do lado de fora e dava suporte ao invasor. Ainda conforme a denúncia, após invadir a residência, C.E.C.F. ameaçou a família e pediu a chave do veículo estacionado em frente à moradia.

    Irritado com a informação de que o carro não pertencia à família, o réu então disparou contra a cabeça de um dos residentes, mas não chegou a atingir ninguém. Após o disparo, ele fugiu do local e levou consigo o telefone celular de uma das vítimas. O acusado foi detido pela polícia após oficiais o identificarem pelas descrições das vítimas. Dias depois, na delegacia, membros da família identificaram o suspeito C.E.C.F. como autor do crime.

    O apelante requer a reforma da sentença de primeiro grau, alegando nulidade da sentença por violação aos princípios da ampla defesa e do contraditório, com base no art. 226, do Código de Processo Penal, apontando que houve erro na hora de executar a ação.

    C.E.C.F. requer sua absolvição alegando o previsto no art. 386, do Código de Processo Penal, que prevê que, caso não exista prova da participação do réu no crime que lhe é imputado, é dever do julgador absolver o acusado da condenação.

    A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pelo improvimento do recurso.

    Para o relator do processo, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, o conjunto probatório é suficiente para ensejar um juízo condenatório, pois as provas dos autos são capazes de evidenciar a materialidade e autoria do delito em questão.

    Quanto ao fato de o reconhecimento não ter ocorrido nos moldes estabelecidos pelo art. 226 do CPP, como contesta a defesa do apelante, o desembargador assevera que o reconhecimento não perde todo o valor, servindo assertivamente como elemento de convicção do juiz, junto com outros elementos, de acordo com o princípio do livre convencimento.

    Em seu voto, o relator traz jurisprudência apontando que, apesar de o reconhecimento realizado pela vítima não atender aos requisitos do art. 226 do CPP, isso não pode servir como forma de anular a prova coletada.

    Por fim, o desembargador afirma que a palavra da vítima é essencial e de especial valor, principalmente quando há coerência e seus relatos são consistentes e lógicos, encontrando respaldo nas demais provas constantes dos autos, enquanto o apelante não conseguiu proceder com a defesa quanto à autoria do delito em questão.

    “Diante do exposto, com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça, nego provimento ao recurso”.

    Processo nº 0011391-66.2005.8.12.0001

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-por-roubo-tem-apelacao-negada-pela-2a-camara-criminal/564702623

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)