Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida decisão que prevê 90 dias para reforma de unidade de saúde

    Os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram provimento ao recurso do município de Naviraí contra a sentença que julgou procedente a ação civil pública que impôs a obrigação de sanar as irregularidades sanitárias existentes na Unidade de Saúde Centro Odontológico, bem como providenciar o necessário para que a unidade que atenda às disposições e exigências da Resolução RDC nº 50/2002; na RDC nº 306/2004; na RDC nº 63/2011 e na RDC nº 15/2012, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento, limitada a 30 dias-multa.

    Consta do processo que, no ano de 2013, o Ministério Público abriu uma investigação a fim de apurar irregularidades na Unidade de Saúde Centro Odontológico, que executa o programa do SUS em Naviraí. Na apuração observou-se que a estrutura física do local é inadequada e há insuficiência de servidores públicos para atender às exigências legais.

    Busca o Município a reforma da sentença e pede que o prazo de 90 dias para reforma seja alterado para seis meses para realização da reforma, sob alegação que o prazo fixado na sentença é insuficiente, inclusive para o início do procedimento licitatório.

    O relator do processo, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, ressaltou que o provimento jurisdicional no caso em questão não reflete em implementação direta, pelo Poder Judiciário, de políticas públicas. “A finalidade da ação civil pública posta em juízo é que a Municipalidade forneça o mínimo necessário para viabilizar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, tendo em vista que a escassez de materiais médicos/odontológicos influencia diretamente no atendimento à saúde do contribuinte, direito social previsto na Constituição Federal (art. 6), e de competência comum dos entes políticos (art. 23, II, Carta Magna)”.

    O desembargador lembrou ainda que o fato de o Município ter de providenciar licitação não é impedimento para o cumprimento da determinação, pois a Lei nº 8.666/93 traz situações em que a realização de licitação é dispensada, como previsto no art. 24.

    “Além disso, o prazo de 90 dias para o cumprimento da determinação judicial é suficiente mesmo frente ao procedimento instaurado pelo processo licitatório, sendo certo que o cumprimento da determinação no tempo correto depende tão somente da celeridade e comprometimento do gestor executivo. Além disso, que caso ocorra algum fato relevante no processo de licitação, haverá espaço para que o juízo, provocado, majore o prazo de cumprimento da obrigação. Posto isso, nego provimento ao recurso”.

    Processo nº 0801956-28.2017.8.12.0029

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-decisao-que-preve-90-dias-para-reforma-de-unidade-de-saude/676012174

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)