Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Curso de Preparação à Adoção debate Família Ideal x Família Real

    Com o tema Família Ideal x Família Real, começou na noite desta segunda-feira (22) o segundo módulo do Curso de Preparação à Adoção (CPA), etapa inicial e obrigatória para quem deseja adotar. Este terceiro encontro dos participantes contou com uma palestra do psicólogo Lucas Henrique Rosa Silva, que discorreu sobre o tema da família idealizada e daquela que realmente existe.

    “A família ideal é aquela idealizada, aquilo que eu tenho como conceito de família, o que eu sonho como família, aquilo que eu trago às vezes até da minha história de vida, da minha experiência. E o real é a família que realmente acontece, é a experiência que realmente existe”, ressaltou o psicólogo, que apresentou o tema de forma descontraída aos cerca de 150 participantes do CPA.

    Nesta terça-feira (23), a partir das 19 horas, o curso segue com a reflexão sobre as motivações que trazem os participantes ao curso e à adoção. Será apresentado o resultado obtido por meio da sondagem realizada no primeiro módulo sobre qual perfil de criança desejam e será abordada a questão das adoções necessárias, ressaltando a diferença entre a criança idealizada e a criança real, que são aquelas que estão para adoção. Ao final de cada encontro são apresentados dois capítulos do livro Pedagogia da Adoção, de Luiz Schettini Filho.

    Saiba mais – O curso é ministrado pelo Núcleo de Adoção do Fórum de Campo Grande, que faz parte da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso. A capacitação terá início às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum, com entrada pela estátua da justiça, na esquina da Rua da Paz com a Rua 25 de Dezembro.

    O objetivo do CPA constitui, em sua totalidade, uma forma de desconstruir os paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. Neste viés, o curso tem a finalidade de preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos do processo de adoção. Desse modo, o curso atua como uma forma de prevenção, pois aborda possíveis conflitos dos pretendentes, tentando evitar que dúvidas e ansiedades interfiram na formação do vínculo com a criança.

    A realização do curso está prevista na Lei de Adoção (Lei nº 12.010, de 2009) e no próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A comarca de Campo Grande ministra o CPA desde 2008 e no ano de 2016 reformulou a capacitação que se estendeu de dois para oito encontros, de modo a contemplar e aprofundar os debates sobre o tema.

    Os encontros são divididos em quatro módulos, com intervalo de 15 dias entre cada um. Para receber o certificado é necessário 100% de presença de cada participante, ou seja, no caso de casal, ambos precisam vir em todas as reuniões.

    O terceiro módulo ocorre nos dias 6 e 7 de maio e, por fim, nos dias 20 e 21 de maio acontece a quarta e última etapa da capacitação. Os encontros são realizados sempre no período da noite.

    O curso é gratuito e o certificado para quem completar todas as etapas têm validade de até 2 anos. É possível realizar a inscrição na hora do evento. Para mais informações, os telefones do Núcleo de Adoção são 3317-3551 ou 3317-3548.

    • Publicações14505
    • Seguidores733
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-de-preparacao-a-adocao-debate-familia-ideal-x-familia-real/700268650

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)