Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    3ª Câmara Criminal mantém condenação por falsificação e estelionato

    No julgamento de uma apelação, os desembargadores da 3ª Câmara Criminal mantiveram a condenação do apelante, que ingressou com recurso visando a reforma da sentença que o condenou a quatro anos, quatro meses e 24 dias de reclusão, em regime semiaberto, por estelionato e uso de documento falso.

    Segundo o processo, no ano de 2016 o réu usou histórico escolar falso ao realizar sua matrícula no curso de formação de Sargentos da Polícia Militar. Ele apresentou à comissão do concurso histórico escolar emitido por uma escola com sede em São Paulo (SP), mas a Seção de Contra Inteligência entrou em contato com o estabelecimento de ensino e verificou que o réu não havia estudado naquele local, além de não haver oferta de curso na modalidade EJA, como apresentado pelo acusado, comprovando-se a falsidade do documento.

    Após a conclusão do curso de sargento, o réu recebeu indevidamente o certificado ao cargo, obtendo vantagem indevida e mantendo a administração militar em erro, por meio fraudulento.

    Diante da decisão de primeiro grau, a defesa alegou que o conjunto probatório é insuficiente para condená-lo, objetivando sua absolvição, além de requerer o princípio da consunção – aplicado em casos em que há uma sucessão de condutas com existência de nexo de dependência, e a substituição da pena corpórea por uma restritiva de direitos.

    A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo improvimento do apelo.

    Para o relator do processo, Des. Jairo Roberto de Quadros, o réu não apresentou nenhum indício da realização de curso nem de ter participado de aulas, ou mesmo realizado provas ou trabalhos. No entender do desembargador, há também nítidas contradições entre o depoimento do réu e o da testemunha inquirida, despontando do caderno processual elementos de convicção suficientes acerca da materialidade, autoria e comportamento doloso imputados, descabendo a almejada absolvição.

    O relator apontou ainda que o pedido de aplicação do princípio da consunção não deve ser acolhido, tendo em vista que o crime-meio (uso de documento falso) é utilizado apenas para alcançar o crime-fim (estelionato).

    “Não cabe ao caso o pedido de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, conforme o inciso I do art. 44 do Código Penal, portanto conheço do recurso e nego provimento, mantendo inalterada a sentença”.

    • Publicações14505
    • Seguidores734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/3a-camara-criminal-mantem-condenacao-por-falsificacao-e-estelionato/759525189

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)